RGYC trabalha na qualificação de profissionais

Focado em atuar na formação de profissionais para atuar na orientação e regramentos da prática da vela em Rio Grande, em maio deste ano o Rio Grande Yacht Club firmou um Acordo de Cooperação com Faculdade Anhanguera de Rio Grande para qualificação da prática e ofício em esportes náuticos, sobretudo os esportes da vela.

Desde então, o acadêmico do curso de Educação Física da faculdade parceira, Thiago Terra Costa iniciou o estágio no clube, onde juntamente como acadêmico Alex Gonçalves e a acadêmica Sarah Piccini, que está fazendo seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a Vela em Rio Grande, estão participando de atividades da Escola de Vela João Hugo Altmayer, aulas de vela e instrumentalização sobre as regras e práticas do esporte. Além disso, os acadêmicos já compõem as comissões de regata dos eventos realizados pelo RGYC.

Na intenção de qualificar a formação e ampliar as experiências, os acadêmicos Thiago e Sarah, junto ao juiz de Regatas Darcius Pires Rosback, participaram de um treinamento com a comissão de Regata e Secretaria Esportiva do clube Veleiros do Sul, representados na pessoa do juiz Odécio Adam, na capital do estado, nos dias 4, 5 e 6 de agosto.

Na oportunidade os aprendizes acompanharam a Comissão de Regata da 53ª edição do Campeonato Brasileiro de Soling. Mesmo campeonato que o velejador rio-grandino Eduardo Carneiro conquistou o 3° lugar na classificação geral e teve também a participação do veleiro Calidris do Comandante Henrique Ilha que juntamente com os velejadores José Luiz Saavedra e Ari Lima representaram o RGYC na competição.

Sobre a experiência, o acadêmico relatou: “Com esse treinamento no clube Veleiros do Sul, aprendemos sobre a importância da postura da comissão, as regras de padronização de bandeiras e a necessidade de manter as instruções de regata bem explicadas. Além disso, ficamos cientes de que apenas as pessoas envolvidas diretamente na regata devem estar no barco de comissão e a importância de ter um profissional em terra para digitalizar os resultados e facilitar o processo”.

Já o Vice Comodoro de Vela, Fabian Saavedra, ressaltou a importância de proporcionar treinamentos para equipe técnica a fim de qualificar os futuros profissionais e, consequentemente, as próprias ações do clube.

A equipe também já recebeu o convite para trabalhar no 31º Circuito Conesul de Vela de Oceano no mês de setembro do corrente ano.

#rgyc89anosdehistoria #yachtclubrg #rgyc

compartilhe