Está aportado no trapiche de visitantes do Rio Grande Yacht Club o veleiro Lelei. Lelei é um veleiro oceânico de 36 pés em alumínio construído inteiramente por Lelei, o comandante. Da geladeira ao casco, passando pelo assoalho, marchetaria e cada parte do veleiro foi construída e instalada pelo comandante Vanderlei Becker.
Sem saber velejar e com pouca ou quase nenhuma experiência na água, aos 50 anos de idade Vanderlei decidiu construir seu próprio veleiro e viver a vida no mar. Para ter certeza do projeto, Vanderlei fez um curso de vela e já na primeira aula sentiu que este era o seu caminho.
Mecânico por profissão, Vanderlei optou por construir sozinho o próprio barco porque acreditava que seria mais fácil do que reformar um veleiro usado. Além de ser por natureza um espírito empreendedor. Há que se registrar que Lelei não foi a primeira embarcação produzida pelo comandante, que por volta dos 7 anos de idade projetou e construiu sua primeira embarcação: um caíco não muito bem sucedido…
Vanderlei levou 4 anos e 8 meses para concluir a construção do veleiro. Lelei é todo projetado para facilitar a navegação, para isso o comandante adaptou o projeto original e criou uma série de ferramentas e sistemas que tornassem a tanto a manutenção como a própria navegação mais fáceis. Hoje, olhando para o veleiro, Vanderlei diz “estou muito satisfeito, às vezes eu paro e fico olhando e não acredito que eu fiz isso tudo sozinho!”.
Para construir o veleiro, Vanderlei montou um verdadeiro estaleiro no seu sítio. E por conta da falta de informação disponível que auxiliasse na execução do projeto, o comandante acabou filmando todo processo e publicando no seu canal do youtube: Veleiro Lelei. Mesmo após a finalização do projeto, ainda hoje Vanderlei recebe questionamentos e ajuda construtores por todo país.
Na tripulação do Lelei, além do seu comandante, encontramos sua companheira, Ieda de Camargo. Vanderlei é de Taquari, já Ieda é de Santa Cruz do Sul, cidade onde se conheceram e onde o Vanderlei construiu o veleiro. O relacionamento tem mais de 20 anos, mas pela primeira vez o casal está morando junto, no Lelei.
No momento, o casal está a bordo do veleiro aguardando as condições ideais de vento para salgarem pela primeira vez o Lelei, zarpando rumo à Santa Catarina. Para saber como essa história continua, siga o casal no Instagram: @veleirolelei.