Vela

O esporte que envolve barcos movidos por propulsão à vela e emprega somente a força do vento como meio de deslocamento é dividido em dois tipos de barcos: monotipos e vela de oceano. A Escola de Vela João Hugo Altmayer oportuniza aulas nos monotipos Optimist e Laser. Também oferece aulas de Vela de Oceano. 

Escola de Vela João Hugo Altmayer 

A Escola de Vela João Hugo Altmayer tem como princípio ensinar e aperfeiçoar o aluno na arte de velejar. Assim, oportuniza a sócios e a não sócios os conhecimentos náuticos através de aulas teóricas e práticas. 

Para as aulas práticas de Vela, o RGYC disponibiliza veleiros e coletes aos velejadores. A coordenação da Escola acompanha todas as atividades inclusive na Lagoa, quando o instrutor percorre o trajeto junto com os velejadores, em seus Optimist ou Laser, através de um bote inflável. 

A Escola possui turmas para velejadores das Classes Optimist, Laser e Vela de Oceano. 

Optimist

Optimist é um veleiro, um pequeno barco monotipo de bolina, podendo ser de madeira, material plástico ou fibra. O Optimist é recomendado para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo 60 kg. Foi concebido por Clark Mills em 1947. No início eram caixotes com velas improvisadas com que a garotada de Clearwater, Flórida, disputava suas regatas. Anualmente era realizado o “Derby dos Caixotes de Sabão”. Os dirigentes do Clearwater Optmist Club em 1948 decidiram fazer algo mais parecido com um barco, daí saiu o atual modelo. Seu nome se deve ao uso do barco em reabilitação de crianças no instituto. 

Em agosto de 1965 foi fundada a associação internacional da classe, a IODA (International Optimist Dinghy Association). Por ser seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta. Nas ultimas Olimpíadas foi constatado que cerca de 80% dos velejadores brasileiros começaram no Optimist, por este fato, o Optmist é considerado além da classe base do iatismo, o maior celeiro de velejadores. 

Dimensões 
  • Comprimento Total: 2,34 m. 
  • Largura: 1,13 m. 
  • Peso: 35 Kg. 
  • Área Vélica: 3,25 m2. 
  • Tripulação: 1 pessoa. 

Laser

O Laser é um barco a vela de classe olímpica, a mais popular do mundo, com mais de 190.000 barcos produzidos, onde a principal característica é a simplicidade e o baixo preço do barco. Os barcos da classe laser são tripulados por um velejador. É um barco bem veloz e pode planar em dias de vento forte. 

O laser é dividido em 3 classes distintas, consoante a área de vela, são elas: 

  • Laser Standard (classe olímpica masculina): desenhado para ser velejado por um iatista forte com mais de 80 kg. 
  • Laser Radial (classe olímpica feminina): suplantou as embarcações tipo Europa para o evento feminino de vela nos Jogos Olímpicos. 
  • Laser 4.7 (transitória do Optmist para o Laser Radial ou Standard).
História 

O Laser foi inventado nos anos setenta pelos canadenses Bruce Kirky e Ian Bruce para ser uma embarcação fácil de transportar e fácil de pilotar por uma única pessoa. O protótipo original chamava-se Weekender. Mais tarde foi rebatizado como Laser e fez sua primeira aparição oficial na mostra de barcos de Nova Iorque em 1971. O primeiro campeonato do mundo da classe realizou-se em 1974 nas Bermudas. O Laser tornou-se uma classe olímpica nos jogos de 1996 em Atlanta. O primeiro campeão olímpico foi o brasileiro Robert Scheidt. Nas primeiras 3 edições olímpicas o Laser era uma classe aberta à participação masculina e feminina. Nos jogos de 2008 em Pequim foram disputados dois eventos separados, para homens e mulheres. 

 

Dimensões 
  • Comprimento Total: 4,23 m. 
  • Linha D’água: 3,81 m.Peso: 56,7 m. 
  • Área Vélica 
  • Standard: 7,06 m2. 
  • Radial: 5,76 m2. 
  • Tripulação: 1 pessoas. 

Vela de Oceano

A Vela envolve barcos movidos por propulsão à vela, onde se emprega somente a força do vento como meio de deslocamento. Podemos dividir os barcos à vela em barcos de monotipo e de oceano. Estes são os de grande dimensão que possuem cabine, possibilitando residir a bordo e que também costumam ter motor.
Na prática da vela oceânica existem velejadores em duas categorias principais: os cruzeiristas, que saem das águas abrigadas e navegam longos percursos chegando até a dar a volta ao mundo, como os atletas da mundialmente famosa Volvo Ocean Race. Ainda há os regatistas, que competem provas de distâncias mais curtas marcadas por bóias.

A Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) e a
Federação Internacional de Vela (ISAF) são as entidades que regulamentam o esporte a Vela.

Flotilhas

O RGYC possui a “Flotilha Papareia” de Optimist.Também está estruturando as Flotilhas de Laser e Snipe do Clube. 

Os velejadores que compõem a “Flotilha Papareia” aprenderam a velejar na Escola de Vela João Hugo Altmayer, treinam semanalmente no Yacht com um instrutor de Vela capacitado  e disputam campeonatos locais, estaduais e nacionais. Os velejadores levam a flâmula do RGYC para todas as regatas que representam o Clube.