Regata RG-PEL-RG realiza edição histórica

Histórica é a palavra que define a 66° edição da tradicional Regata RG-PEL-RG! O evento promovido pelo Rio Grande Yacht Club aconteceu nos dias 11 e 12 de março contando com a participação recorde de 44 barcos na raia e 191 tripulantes. Participaram da regata veleiros das classes ORC club, BRA-RGS, CRUZEIRO, ODAY 23, DELTA 32, DELTA 36 e CLÁSSICOS.

Além do RGYC representado pelos velejadores rio-grandinos, os clubes Veleiros Saldanha da Gama, Iate Clube Pelotas, Iate Clube São Lourenço do Sul, Iate Clube Guaíba, Veleiros do Sul e Clube dos Jangadeiros estiveram representados por seus velejadores.

No sábado, 11, a largada da Regata RG-PEL-RG foi em Rio Grande em frente ao Clube Regatas com vento 8 a 10 nós oscilando de sudeste para leste durante o percurso, terminando o dia com ventos de aproximadamente 15 nós. O primeiro barco a concluir a primeira perna chegou por volta das 16h em Pelotas. À noite os competidores puderam descansar e recarregar as baterias contando com a hospitalidade do clube parceiro Veleiros Saldanha da Gama. 

Já no domingo, 12, a largada em Pelotas em frente ao Veleiros Saldanha da Gama ocorreu também às 11h, com vento acima de 15 nós. Durante o percurso o vento leste virando para nordeste chegou próximo de 25 a 28 nós. O veleiro Esperança, primeiro barco a concluir a Regata RG-PEL-RG, chegou ao RGYC às 14h47, ganhando o prêmio Fita Azul e o Troféu Pilecão de barco mais veloz.

Marcio Silva de Lima, capitão do veleiro Esperança, falou sobre as premiações “o grande campeão da noite é o RGYC, um clube que eu frequento há quase 40 anos, sempre com a mesma alegria e acolhida”. Marcio ainda falou sobre a receptividade dos rio-grandinos e pelotenses “a zona sul do estado é um exemplo para todos nós de esportividade, amizade e união”.

Segundo o Comodoro do RGYC, Sr. Luiz Carlos Fossati, a regata transcorreu sem incidentes e foi realizada dentro do mais elevado espírito náutico. O Comodoro transmitiu “a todos que tornaram este evento possível, membros da comodoria, patrocinadores (Marco Investimentos, Tesla, Otero Imóveis, Marcelo A.Silva, GG Cervejaria e Milene Saragoff), colaboradores (Lauro Barcellos, Ralf Kersanach), juízes Darcius e Maicon, funcionários e marinheiros do RGYC,  Saldanha da Gama e Iate Clube Pelotas, e principalmente aos velejadores, nossos sinceros agradecimentos. Esperamos tê-los todos junto conosco nos nossos próximos eventos para que possamos continuar obtendo o mesmo sucesso alcançado nesta regata”.

Para realização da Regata RG-PEL-RG – Troféu Pilecão o RGYC contou com o apoio dos parceiros e patrocinadores: Marco Investimentos, Tesla Medicina Diagnóstica, Marcelo Altenhofen Cirurgia Plástica, Marcos Otero Imóveis e Microcervejaria GG Rio Grande, a cerveja oficial RGYC.

Após a chegada de todos os barcos, foi realizada a cerimônia de premiação revelando os vencedores da Regata RG-PEL-RG. Além dos patrocinadores representados no evento, Diego Cavalheiro, Marcelo Altenhofen e Thiago Nader, participaram da cerimônia de premiação o Diretor do Museu Oceanográfico, Lauro Barcellos, o Segundo Tenente Dionatan Iran dos Santos. representando a Capitania dos Portos de Rio Grande, o Comodoro do Iate Clube São Lourenço do Sul, Vitor Oliveira e os comodoros do RGYC Fabian Saavedra, Luiz Carlos Fossati, Matheus Resmini, Maurício Teixeira, Rafael de Sá e Rafael Grantham.

Durante a premiação, alguns patrocinadores que participaram do jantar puderam manifestar a satisfação das parcerias. Diego Cavalheiro, falando em nome da Marco Investimentos, agradeceu o convite para parceria, segundo ele “é um prazer dar início a esta parceria com o clube incentivando um esporte tão importante para região”. Já Thiago Nader, relatou em nome da GG Cervejaria “estamos muito felizes em ser a cerveja oficial do RGYC, participando e até inventando eventos para que possamos sempre beber local”.

Na sequência os velejadores, amigos e familiares aproveitaram a noite durante o jantar oferecido por Yacht Café/Bravo Espaço Gastronômico, regado pelo chopp GG, a cervejaria oficial do RGYC, ao som do Dj Anthony, o DJ residente do clube e William Tavares na voz e violão. Evento impecável organizado pela cerimonialista oficial do RGYC, Milene Sahagoff.

Você pode acessar os registros da Regata neste link

TROFÉU PILECÃO

Instituído em 2022 a fim de premiar o veleiro Fita Azul da Regata RG-PEL-RG o Troféu Pilecão tem como objetivo principal prestar uma singela homenagem ao ex-Comodoro velejador e grande incentivador da vela RGYC, Paulo Sérgio Gonçalves, o saudoso Pilecão

Pilecão sempre foi um entusiasta, motivador, e um dos idealizadores da Regata RG-PEL-RG, contando com inúmeras participações ao longo de suas 66 edições. O capitão deixou sua marca na essência dessa prova, que além de uma competição de veleiros, tem por vocação agregar e fortalecer a amizade.

As ações de Pilecão sempre foram e continuam sendo um legado deixado para o clube. Se hoje o RGYC é um clube reconhecidamente forte no cenário da vela nacional, é por conta das personagens que sonharam planejaram e executaram sua construção. Na esteira de sua jornada, a paixão pelo RGYC e suas tradições foi uma grande e importante herança deixada para que os outros possam desfrutar, usufruir e continuar o seu trabalho.

Os filhos do homenageado, Paulo Cézar Gonçalves, Sérgio Augusto Gonçalves e Alberto Gonçalves,fizeram um emocionante depoimento sobre o evento:

“Nas últimas semanas ficamos curtindo a mobilização, os preparativos, as cornetas, a interação, os chamamentos, os “carinhos” e o astral que envolveu essa Regata que novamente assumiu, pela presença de vocês, o protagonismo que sempre teve na vela da Região Sul.

Sem dúvida a provavelmente mais longeva regata do País, interrompida apenas em dois períodos de calamidade, chega à sua 66ª edição de forma absoluta e soberana, cumprindo todos os objetivos pelas qual foi concebida. 

Amizade, Alegria, Integração, promoção do Esporte, competição e contribuição no desenvolvimento de novas gerações. Tudo isso foi visto nesse último fim de semana.

Teço especial agradecimento à Comodoria do RGYC pela dimensão, pela importância e fundamentalmente pelo trabalho e CARINHO que dedicou a realização dessa RG-PEL-RG. Um Clube pequeno, com poucos recursos que se mantém desde 1934, simples, altivo e agradável cumprindo sua missão e sempre bem recebendo, nos seus trapiches, amigos e velejadores de todo mundo, pelo trabalho dedicado de sucessivas Comodorias.

Emocionante ver o Clube bonito, repleto, e todos vivendo, respirando Vela. 

Uma saudação especial ao Veleiros Saldanha da Gama e a imensa alegria de ver um Clube que sempre foi referência, ainda com maiores dificuldades que o RGYC, retomando seu caminho, voltando a ser arrumado, cuidado, gostoso, abrindo novas perspectivas para si e para a Vela. A RG-Pel-RG só existe e se manteve pelas pessoas que fizeram e mantiveram esses dois Clubes até agora. A comunidade náutica agradece e festeja esse novo momento.

Foram dois dias maravilhosos para velejar, raia cheia, barcos e tripulantes de todas as idades, mais ou menos empenho, diversão, competição, disputas acirradas, gozação / cornetas, mas fundamentalmente amizade e integração. 

Mais competitivos, Menos competitivos, Nada competitivos, pouco importa… cada um na sua vibe, mas todos curtindo a alegria, festejando os amigos, confraternizando (alguns só bebendo…), a delícia de velejar!

Em meu nome, do Alberto e do Sérgio agradecemos a todos que realizaram e participaram dessa edição da tão tradicional regata que a partir de 2022 homenageia o nosso Pilecão. Realmente Emocionante !”

Resultados

compartilhe